Doces Histórias: Camafeu a Jóia tornou-se Doce

A Palavra Camafeu origina-se do Latim Cammaeus, que significa pedra entalhada ou esculpida.

O Doce Camafeu foi inspirado em uma jóia de pedra semi preciosa em tom cinza, com duas camadas de cores diferentes, numa das quais apresenta uma figura em relevo, usada como pingente. O doce simboliza fielmente a jóia, o enfeite de nozes remetendo ao relevo esculpido na pedra e sua cor acinzentada a pedra utilizada.

Camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C, em Alexandria no Egito, produzido a partir de pedras como ágata, sardônica e ônix. Os Camafeus vinham com imagens lapidadas de deuses, figuras femininas e cenas mitológicas.

Entre os séculos XV e XIX tornou-se um objeto de decoração por pessoas nobres da Europa sendo utilizados como adornos para roupas e vasos. A Rainha Vitória da Inglaterra ditou moda entre as mulheres da época utilizando-os em uma fita em volta do pescoço. O Imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos Camafeus, e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte de produção de Camafeus a jovens aprendizes.

Os camafeus também eram utilizados por homens em Elmos, Peitorais de Armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis.

Há dúvida sobre a origem do doce, alguns defendem a idéia deste doce ser Árabe e outros dizem ser Português, no entanto ele é considerado aqui no Brasil como um doce português. Esta dúvida ocorre pois Portugal foi dominado por Árabes em 711 a 1492 ou seja por quase 800 anos e isto gerou uma forte influência cultural árabe no país. Pode-se dizer que é um Doce Português com fortes influências Árabes.

Atualmente o Doce Camafeu é considerado um doce fino e tradicional presente em muitas festas e casamentos.

Visite nossa loja no Mercado Central e venha conhecer este doce delicioso!

Att

Imperatriz Doces Finos

Encontre este e outros doces tradicionais de Pelotas em nosso instagram

Siga-nos:

https://www.instagram.com/imperatrizdoces/

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org

https://www.significados.com.br

Deixe um Comentário

Your E-mail address will not be published.

Você pode usar as tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

×
Olá !
Em que podemos lhe ajudar?